top of page
RAL_9221.jpg

Bailarino carioca de famosa companhia de balé nos EUA realiza workshop gratuito na Cidade de Deus

Updated: Aug 11, 2023

11/08/2022

O bailarino residente solista da companhia de balé Pacific Northwest Ballet, nos Estados Unidos, Jonathan Batista, irá ministrar um workshop gratuito na Cidade de Deus nos dias 27 e 28 de julho na academia Valéria Martins. Serão três turmas e todo dia após as aulas haverá uma palestra com Jonathan. Trata-se de uma volta as origens visto que o artista que é destaque no mundo é da Cidade de Deus.


“Como estudante de balé e em dança, eu tive início na comunidade da Cidade de Deus no projeto UNICOM, fui educado e disciplinado para o meu início de jornada na dança. Eu era o único menino a fazer balé, jazz e sapateado na época, pois a representação de meninos em balé ainda era mínima, porém, o apoio da instituição foi de suma importância para a construção da minha jornada”, conta o bailarino.


“É uma grande dificuldade a inclusão no balé, mesmo que tenhamos visto um número pequeno de bailarinos negros/pretos em cena nos palcos, ainda não vemos nossos talentos negros/pretos em destaque, mesmo que no exterior, venham compartilhar sua arte como bailarinos convidados, e posso dizer isso por mim e pela minha própria experiência”, declara o artista.


Jonathan Batista também relembra como foi sua ida em busca de realizar seus sonhos fora do Brasil. “Um certo dia eu assisti o dvd de uma Cia na Inglaterra, e a partir daquele momento eu determinei que eu estudaria em uma das grandes escolas em Londres. A oportunidade surgiu, a Escola do English National Ballet (Balé Nacional Inglês) abriu audição no Brasil, e eu simplesmente me inscrevi e fui chamado. Após participar da audição, fui escolhido com bolsa 100% e com estadia para estudar no English”, relembra Jonathan.


O artista também fala da sensação de voltar ao país e ministrar um workshop gratuito na Cidade de Deus. “É muito gratificante retornar ao local onde primeiro me abriu as portas para a realização de sonhos, e poder contribuir minha arte e o que aprendi no curso de 10 anos de carreira internacional, mostrando através do incentivo de aulas e palestra que essa conquista é possível, e que a arte da dança pode mudar vidas e construir mais histórias de sucesso a partir da Cidade de Deus, lugar em que nasci e vivi por muitos anos”, diz.


Serviço:


Workshop dias: 27, 28 de Julho 14h às 15h Avançado (14 anos acima) 15h às 16h Médio (12 anoa em diante) 16h às 17h Básico intermediário (8 anos em diante) Horários: Das 14hs às 17hs aula de balé, e 17hs palestra

Link no instagram para inscrição: @acad_valeriamartins (Academia Dança Valeria Martins) e @jonathanbatistaofficial (Jonathan Batista)


11/08/2022


1 view0 comments
bottom of page